segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como interpretar os editais de concurso do jeito certo parte II

Nas entrelinhas do edital é possível encontrar pistas para passar nos concursos públicos, aprenda a identificá-las

Essas informações possibilitarão ao “concurseiro” verificar se as provas não coincidirão com outros concursos que lhe pareçam mais interessantes ou nos quais já esteja inscrito, além de verificar se o acesso ao local de prova não é muito custoso e se as matérias cobradas são compatíveis com os seus estudos e se ainda terá tempo para estudar e revisar todo o conteúdo.

3ª etapa: Leitura estratégica

Feita a inscrição no concurso, é chegada a hora da mais importante leitura do edital. Nessa oportunidade, devem ser extraídas as informações para o efetivo preparo do candidato:

• Número de questões de cada matéria
• Forma de contagem de pontos
• Matérias, tópicos e subtópicos

É necessário criar uma estratégia de preparação para cada concurso. Estudar às cegas, sem preparo, sem objetivos claramente traçados, sem um programa de estudos, pode ser custoso e ineficaz. O candidato deve saber exatamente a quantidade de questões de cada matéria e o respectivo peso de cada uma delas (já que algumas disciplinas podem ter questões mais ou menos importantes) e, principalmente, a forma de cálculo da nota final.

Com essas informações, o candidato deve criar um programa de estudos, tentando abordar todos os temas que constam do edital, priorizando aqueles de maior importância e maior peso nesse concurso. Isso, sim, poderá ser um diferencial.

Na reta final  Estabelecido o programa, é importante que o candidato conheça as provas anteriores realizadas pela organizadora do respectivo concurso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário