terça-feira, 20 de agosto de 2013

Seis conselhos para quem pensa em retornar ao mercado de trabalho

Veja o que pode oferecer - Liste seus conhecimentos e trajetória profissional para, depois, refletir se quer continuar na área ou investir em outra. Tenha disposição para mostrar o que sabe, o que aprendeu e o que, em alguns casos, reaprendeu;
Recicle-se- Enquanto a vaga não aparece, aproveite para fazer um curso técnico, de línguas ou uma pós-graduação. Assim, além de ficar atualizado, você vai conhecer outras pessoas que estão na ativa e que podem ser uma ponte para um novo emprego. Leitura de materiais específicos da área em que atua ou pretende atuar também é uma boa forma de se atualizar.
Procure estar antenado com tudo que acontece no mercado - É preciso estar atento às novidades em competição empresarial, novas estratégias, tecnologias ou tendências de gestão, bem como aos conhecimentos técnicos e comportamentais exigidos por esse mercado cada vez mais competitivo. Busque se informar por assuntos da atualidade, como inovação, transparência e sustentabilidade.
Pesquise na internet e faça uso das redes sociais - Procure onde estão as empresas de seu interesse e as que precisam de você. Uma boa dica é focar nas pequenas e médias, que costumam valorizar profissionais maduros. Também vale buscar sites idôneos e se cadastrar no LinkedIn, rede voltada para contatos profissionais.
Exercite seu networking - Mantenha uma boa rede de contatos. Converse com amigos, retome o contato com ex-colegas de trabalho e participe de eventos, como palestras e seminários, que são uma forma de se atualizar e facilita a troca de cartões de apresentação.
Seja humildade - Tenha humildade para aceitar a situação e possivelmente um cargo (e, consequentemente, uma remuneração) inferior ao que tinha quando parou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário