O que é?
Hipertensão arterial é um estado constante da pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio), bem acima dos níveis normais que estão entre 120x80 mmHg. Apenas é caracterizada como doença, se a pressão arterial estiver alterada constantemente em diferentes momentos do dia, pois elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

No Brasil 10 a 15% da população é hipertensa. A maioria das pessoas desconhece que são portadoras de hipertensão, pois é caracterizada como uma “doença silenciosa”, ou seja, raramente o paciente sem algum sintoma.
Quais as causas?
Não se sabe exatamente o que causa a hipertensão, mas sabe-se que ela é causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Histórico familiar, alto consumo de sal, obesidade, sedentarismo, idade avançada, tabagismo, consumo de drogas e álcool são alguns dos fatores que podem levar ao quadro de hipertensão.
Quais os sintomas?
Hipertensão arterial é doença “traiçoeira”, só provoca sintomas em fases muito avançadas ou quando a pressão arterial aumenta de forma rápida e exagerada. Porém, podem apresentar sintomas, como dores de cabeça, no peito e tonturas, onde representam um sinal de alerta.
Como é o tratamento?
A primeira forma de intervir seria modificando o estilo de vida do indivíduo. O tratamento sem medicamentos tem como objetivo auxiliar na diminuição da pressão, e se possível evitar suas complicações. Adotando uma dieta adequada e balanceada, juntamente com a prática de exercícios físicos e hábitos de vida saudáveis, a tendência é que o portador da doença melhore seu quadro de hipertensão, através da melhora de seu condicionamento físico e sua composição corporal (diminuindo o quadro de obesidade, por exemplo). Há casos em que apenas essas mudanças do estilo de vida não são suficientes, o que obriga o paciente a recorrer ao tratamento medicamentoso.
Como prevenir?
Assim como na maioria das doenças, através de um controle da dieta e de um estilo de vida saudável, é possível prevenir, ou pelo menos atrasar, o aparecimento da Hipertensão e/ou suas complicações futuras.
Referências:
Sociedade Brasileira de Hipertensão - Diretrizes brasileiras de hipertensão, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário